Colaboradores da Celi voltam à sala de aula através do “Despertar para o Conhecimento”

20 de agosto de 2015

A Celi, através do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), braço de responsabilidade social da Construtora, tem promovido oportunidade de melhoria de vida para seus colaboradores. Por meio do projeto “Despertar para o Conhecimento”, desenvolvido pelo ILBJ, a Celi contribui para que seus colaboradores de obra tenham a chance de voltar a estudar e, com isso, ampliar seus horizontes e construir um futuro melhor, tendo como base o aprendizado.
De acordo com Valéria Freire, gerente do ILBJ, a proposta pedagógica valoriza a experiência e a vivência do colaborador das obras da Construtora Celi como possibilidade de retomar a relação dele com o saber. “O retorno ao contexto socioeducativo eleva a autoestima e a autoconfiança do colaborador, viabilizando um natural movimento de mobilização para a construção de novos conhecimentos e de novos espaços sociais que venham a torná-lo um ser humano cada vez melhor e cidadão pleno consciente de direitos e deveres”, explica.
Valéria Freire destaca que o “Despertar para o Conhecimento” promove o desenvolvimento socioeducacional e as competências a ele relacionadas através de aulas de informática, matemática, português, cidadania e trabalho. “As disciplinas são trabalhadas interdisciplinarmente, visando à promoção da relação com o saber”, justifica.

Mudanças

Este ano, houve mudanças importantes no projeto com a inserção de mais disciplinas, tornando o “Despertar para o Conhecimento” mais parecido com o conteúdo disciplinar de outro projeto de sucesso, carro-chefe do Instituto, o “Conectando com a Vida”, que promove a infoinclusão e o desenvolvimento da cidadania de jovens carentes do Estado. “O projeto “Despertar para o Conhecimento” foi todo alterado e atualizado em suas bases pedagógicas. E não mais acontece semestralmente, mas, sim, anualmente. Hoje, temos no ILBJ em torno de oito colaboradores de obra da Celi. Desde a fundação, em 2006, o projeto acolheu em torno de 400 trabalhadores, considerando que formávamos 40 por ano em duas turmas de 20 por semestre”, esclarece a gerente do ILBJ.
Segundo Valéria Freire, o projeto “Despertar para o Conhecimento” já passou por diversas fases e, hoje, assume um caráter de alfabetização informacional e comunicacional, dividindo-se nas etapas de informática básica e a informática avançada. Além disso, os colaboradores têm sido beneficiados com oficinas de inglês e de Libras. No mês de julho, uma nova turma de colaboradores Celi iniciou as atividades do semestre letivo.
Adilson Soares da Silva é um dos beneficiados. O pedreiro, que atuou na obra do Mansão Sementeira Park, entregue recentemente, entende que é importante aproveitar uma oportunidade de aprendizado que a Construtora oferece aos colaboradores. “O que me traz para dentro de uma sala de aula após um dia inteiro de trabalho é a busca pelo conhecimento. Além do que, quando uma empresa dá a seus funcionários uma oportunidade como essa de crescimento, temos que fazer a nossa parte e tentar crescer junto com a empresa”, ressalta Adilson.
Vale destacar que o principal objetivo do projeto é promover a infoinclusão digital desses colaboradores que trabalham o dia inteiro nos canteiros de obras e, durante a noite, ainda se empenham para estar na sala de aula. “Por toda essa força de vontade, as turmas do “Despertar para o conhecimento” se tornam ainda mais especiais”, considera Valéria Freire.

Confira a matéria veiculada pela TV Atalaia: https://www.facebook.com/celiconstrutora/videos/vb.220077091423240/815983775165899/?type=3&video_source=pages_video_set