Com uma gestão socialmente responsável, a Celi contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, ajudando a construir um futuro melhor para todos.
Instituto Luciano Barreto Júnior
Fundado em 23 de janeiro de 2003, o Instituto Luciano Barreto Júnior – ILBJ é fruto do sonho do jovem empresário Luciano Júnior, que, desde o início de sua jornada empresarial, defendia a necessidade de construir uma entidade sem fins lucrativos que sistematizasse e ampliasse as ações sociais da Construtora.
Os projetos são voltados para jovens e adolescentes carentes, estimulando e despertando a cidadania. São cursos, palestras, exposições de arte, além de apoio para lançamentos de livros e CDs, demonstrando que a Construtora Celi reconhece os pilares de uma sociedade mais justa e contribui para a sua formação.
Conectando com a vida
O Conectando com a Vida, projeto âncora do ILBJ, agregador de todos os demais, tem como objetivo promover o processo de infoinclusão social de jovens em vulnerabilidade social e econômica, desenvolvendo competências fundamentais para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. Informática, Matemática, Português e Cidadania e Trabalho, Arte-educação são algumas das ações empreendidas por este projeto que tem duração de dez meses. Mais de 1.000 jovens são formados anualmente nos projetos educacionais desenvolvidos pelo ILBJ.
Despertar para o conhecimento
O Projeto Despertar para o Conhecimento contribui para que os colaboradores da Celi tenham a chance de voltar a estudar e, com isso, ampliar seus horizontes com conteúdos trabalhados interdisciplinarmente.
Engenheiras na Construção Civil: A Força Feminina que Transforma o Setor
No dia 23 de junho, celebra-se o Dia Internacional da Mulher na Engenharia, uma ocasião para reconhecer a crescente presença feminina em um setor historicamente dominado por homens.
A Construtora Celi, referência no mercado imobiliário sergipano, valoriza e destaca o papel crucial desempenhado pelas engenheiras na empresa e na indústria como um todo.
Uma dessas profissionais é Yerece Rocha Ribeiro, que atua na área de Assistência Técnica, e que está desde 2008 na Construtora Celi.
Com uma carreira de 21 anos na construção civil, Yerece iniciou sua trajetória como arquiteta, trabalhando em campo na área de inspeções prediais.
Buscando expandir sua atuação, ela se especializou em Gestão e Tecnologia da Construção e em Engenharia de Avaliações e Perícias.
Yerece nota que, apesar da engenharia ainda ser um campo majoritariamente masculino, especialmente nos canteiros de obra, a participação feminina no setor tem crescido ao longo dos anos. "As transformações sociais e culturais têm permitido que as mulheres vislumbrem horizontes além dos papéis que lhes eram tradicionalmente atribuídos", afirma.
Outra engenheira que se destaca na Construtora Celi é Mônica Maria, gerente de orçamento com 35 anos de experiência na área.
Mônica percebe que o cenário tem se tornado progressivamente mais favorável para as mulheres na engenharia, impulsionado pelo aumento das demandas e pela disposição em quebrar paradigmas.
Ela destaca os diferenciais que as mulheres trazem para o mercado de trabalho da engenharia civil. "A celebração de conquistas, a gestão mais humanizada e inclusiva, a visão periférica – sem perder o foco, a inteligência emocional e o espírito colaborativo são diferenciais que as mulheres apresentam", ressalta Mônica.
Apesar dos avanços, Mônica reconhece que ainda existem desafios, como a desigualdade salarial, a escassez de oportunidades e o assédio no ambiente de trabalho.
No entanto, ela enfatiza que, à medida que mais mulheres ocupam cargos de liderança, mais oportunidades são abertas para que outras profissionais também sejam vistas como candidatas a posições relevantes no ambiente de trabalho.
Na Construtora Celi, as engenheiras lideram diversos setores, como orçamento, projetos e assistência técnica, entre outros.
A empresa valoriza e reconhece a importância do trabalho dessas profissionais, cuja competência e dedicação contribuem significativamente para a excelência e a solidez da Construtora Celi no mercado imobiliário.
Família Roberts
Em 2000, a Construtora Celi doou um terreno no Bairro Rosa Elze, na Grande Aracaju, para garantir mais conforto e segurança à Família Roberts. Neste terreno, a Celi construiu uma nova e ampla sede da Associação “O Caminho de Tia Lília Garangau”, que abriga o casal Etani e José Roberto Souza, e 51 filhos.
O casal, que ficou nacionalmente conhecido através do Programa Caldeirão do Huck da Rede Globo, em 2009, ao participar do quadro “A Festa é Sua”, que acolhe crianças carentes, dando a elas a oportunidade de um futuro melhor.