Cinco passos para comprar seu imóvel em 2022

25 de fevereiro de 2022

Construir um patrimônio requer trabalho, foco e disciplina. Sonho de toda família brasileira, ter um lar para chamar de seu requer planejamento, seja financeiro, ou de projetos de vida, como aumentar a família por exemplo. Aqui na Celi nós pensamos em todos os momentos especiais dos nossos clientes. Um matrimônio, a chegada de um filho, de um pet-companheiro, de como as pessoas gostam de viver a vida. Então, como arquiteta, fiz uma listinha super especial, projetada com carinho, para que você priorize neste ano a concretização desta meta tão importante que é ter seu ninho de aconchego. Em apenas cinco passos, reflita como irá estruturar seu caminho e seguir esta trilha até alcançar o êxito. Já vejo seus olhinhos brilhando ao realizar esta conquista!

1 – Conheça seu potencial de compra

Saber o valor da entrada, das parcelas e por quanto tempo irá pagar, é essencial para iniciar esta jornada. Em sites de instituições financeiras há simulações de financiamento e até calculadora para que se faça um estudo completo. Para financiar, as parcelas só podem chegar até 30% da sua renda mensal. Se o pagamento for à vista, aumenta-se o poder de negociação e elimina diversos custos. Já se o pagamento acontecer via consórcio e você tiver uma carta de crédito, serve para quitar parcialmente ou integralmente o valor do imóvel. Uma dica preciosa da Lia é consultar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Seu saldo de FGTS poderá quitar parte da dívida independente do seu contrato. Este levantamento de composição de renda familiar e potencial de compra é, sem dúvidas, o primeiro passo.

2 – Uma compra que projeta o presente e o futuro

Seria imóvel na planta, em construção ou pronto para morar? Casa ou apartamento? Perto do trabalho ou do lazer? Estilo mais urbano, praieiro ou dinâmico/ Tudo depende da circunstância de vida de cada pessoa e/ou família. Quem deseja sair do aluguel, por exemplo, geralmente prefere um imóvel pronto para morar porque terá um único investimento mensal com moradia. Mas para quem planeja casar daqui a um tempo ou sair da casa dos pais, pode programar uma compra de imóvel na planta, mais dilatada e planejada. A depender do momento e da urgência, tem imóvel para todo tipo de bolso, necessidade e gosto.

3 – De olho na segurança da compra

Algo que gosto muito de ressaltar para meus clientes é a segurança da compra. Pesquisar a tipologia ideal, com a localização e precinho que cabe no seu orçamento é uma parte da pesquisa. É de suma importância que você confie na empresa que você escolheu para adquirir seu bem. Aqui na Celi nós temos o selo de entrega garantida! O cliente já compra ciente o dia e hora que vai receber. Pesquise a reputação de todas as empresas envolvidas na construção e venda do imóvel. Verifique no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, em sites especializados como o Reclame Aqui, no Procon e no Tribunal de Justiça, onde você checa se estas empresas estão sendo acionadas juridicamente. Evite problemas em algo que é para lhe promover estabilidade. Outro detalhe: empreendimentos em construção ou na planta trata-se de uma incorporação que precisa estar registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Boa pesquisa!

4 – Confira as taxas de uma aquisição imobiliária

Ao comprar um imóvel, além do investimento do bem em si, há tributação sobre a transação. Para que você tenha clareza desses itens e possa contabilizar nas suas finanças, trouxe aqui os principais. Há o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); Escritura pública – quando se quita o imóvel; Registro do imóvel; Verifique se o imóvel que você escolheu tem taxa de laudêmio e quais Certidões precisará.

5 – Grande momento: fechamento da proposta

Após muita pesquisa e definições de vida, eis que você chega ao ‘grand finale’, ou seria só o início de uma realização do sonho? Para fechar uma proposta, seu perfil de comprador será avaliado por especialistas. Pedi uma cola aos meus colegas da Celi e listei toda a documentação que você vai precisar apresentar. Confere aí no seu check list:

• Cópia da carteira de identidade e do CPF;
• Cópia da certidão de casamento, se houver;
• Comprovantes de renda atualizados;
• Cópia do comprovante de residência;
• Certidões negativas (ação civil, criminal ou federal em relação a uma pessoa)
• Caso use o FGTS para a compra, ainda será necessário apresentar:
• Cópias autenticadas das páginas da carteira de trabalho onde constam a identificação do trabalhador e a contratação do empregado.
• Extrato da conta do FGTS dos últimos dois anos.
• Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo
• Caso o financiamento seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deverá apresentar a declaração de que se trata da primeira aquisição de imóvel residencial financiada.

Gostaram do passo a passo? Enviem notícias de qual Celi melhor se encaixa no seu momento de vida.

Bjs da Lia!