Construtora Celi e a Segurança do Trabalho

19 de abril de 2023

O mês de abril é marcado pelo movimento ‘Abril Verde’, que trata da conscientização sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção.

A Construtora Celi acredita que sempre pode fazer mais por um ambiente saudável e sem incidentes, por meio de investimentos e disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Para isso, a Celi mantém uma equipe de profissionais que trabalham diariamente na manutenção de dias sem acidentes. O engenheiro de Segurança no Trabalho, Geraldo Henrique, conta que existe uma rotina de gestão de documentações e projetos, implantação de requisitos legais.

Atualmente a Construtora conta com dez técnicos de Segurança do Trabalho, um estagiário de segurança, equipe de apoio sob a gestão do setor de Recursos Humanos, técnica de enfermagem do trabalho, médica do trabalho, além disso, 108 brigadistas e a equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, dá apoio nas obras. “Os técnicos de Segurança que estão espalhados nos empreendimentos, fazem a gestão dos documentos, para garantir que estejam atualizados, vistoria em campo, procedimentos internos do sistema de gestão integrada da empresa, embasados no requisito legal, a exemplo da ISO 45001, também nos apoiam certificações 9001 e 14001”, explica Geraldo Henrique.

Há também investimentos em equipamentos de proteção coletiva e individual, em software-uma plataforma de gestão, orientações com procedimentos e normas de segurança são amplamente divulgados entre os funcionários. “Nós temos programas como o Diálogo Semanal de Segurança, de Gerenciamento de Risco; de Atendimento e Emergência, entre outros. Conversas semanais acontecem no início do expediente e os temas abordados são sobre prevenção, seja na saúde ou segurança do trabalho, a fim de que possamos evitar acidentes e doenças ocupacionais”, destaca o engenheiro Geraldo.

Inclusive são realizados simulados de emergência de combate a incêndio, princípio de incêndio, emergência de primeiros socorros e evacuação de área. Além do cumprimento das normas sobre ergonomia, também está nos ambientes o mapa de riscos, com as especificações de cada setor, sejam ocupacionais, químico ou biológico.