Aproveite o melhor de Aracaju: confira 3 excelentes bairros para morar ​

4 de outubro de 2024

Vamos conhecer os melhores bairros para se morar em Aracaju?

Sabemos que a nossa pequena notável Aracaju é uma cidade encantadora. Em um estudo recente do Índice de Progresso Social (IPS), que avalia a qualidade de vida em todas as cidades brasileiras, foi revelado que Aracaju é a capital com a melhor qualidade de vida no Nordeste e que ocupa a décima posição no ranking nacional, com IPS de 67,89.

Aracaju se destaca como opção para muitos na hora de escolher uma nova moradia, e quem já vive por aqui, não deseja ir embora. Pensando nisso, a Celi destaca três opções de bairros para morar que atendem as necessidades de quem busca uma vida tranquila, mas, próxima dos principais pontos da cidade e com uma alta comodidade. Confira:

BAIRRO LUZIA

Segundo pesquisadores, em 1870, haviam vários sítios na área, hoje destacada como um dos principais pontos residenciais de Aracaju. Com o passar do tempo, esses sítios foram loteados para migrantes recém-chegados, iniciando assim o primeiro povoamento de uma área cercada por dunas e brejos. Mas, foi em louvor à Santa Luzia que, por volta de 1930, ergue-se uma capela que deu origem a um dos bairros mais populosos e conhecidos de Aracaju, o Luzia.

A partir do final da década de 1960, foram criadas novas vias de acesso à zona sul da capital, principalmente após a implantação do Distrito Industrial de Aracaju. As melhorias no local foram acompanhadas do surgimento de conjuntos habitacionais na localidade, impulsionados pelas inúmeras fábricas e grandes empresas que ficavam por perto. A partir da década de 1990, o Luzia passa a se valorizar, especialmente após a construção do Shopping Jardins no bairro vizinho de mesmo nome.

Com uma das localizações mais privilegiadas de Aracaju, o bairro Luzia é ideal para quem quer ficar próximo a tudo. Localizado próximo aos Shoppings e dando acesso a avenidas importantes como Adélia Franco e Hermes Fontes, o bairro possui escolas, supermercados, igrejas, farmácias, academias, lanchonetes e restaurantes. Sabe aquele local que para fazer tudo a ? Ir ao banco, passear com o pet na pracinha ou comprar pão quentinho? Isso tudo você vive no Luzia.

Ideal para quem busca mais tempo com a família e menos tempo para chegar em seus compromissos, morar no Luzia otimiza com praticidade as atribulações de uma vida urbana. A última oportunidade Celi neste bairro é o empreendimento Urbanus Luzia, que está pronto para preencher um espaço destaque na sua vida, sendo o elo entre a vida urbana e a comodidade.

Outro grande destaque do Luzia é, sem dúvidas, a Alameda das Árvores, área planejada da Celi dentro do bairro. Localizado próximo a vias importantes da cidade como Av. Gonçalo Rollemberg Leite e da Av. Hermes Fontes, na Alameda e no seu entorno você encontra hospitais, supermercados, bares, restaurantes, escolas, farmácias, universidades, academias, padarias e muito mais. Além disso, a região fica a cinco minutos de distância do Estádio Estadual Lourival Baptista, a Arena Batistão, e a 12 minutos do RioMar Shopping, um dos mais frequentados da capital.

Destaca-se na região também o Alameda Mall, um shopping a céu aberto, que possui clínicas, docerias, restaurantes e lojas de diversos segmentos, facilitando mais ainda a comodidade de quem vive por . A região planejada possui ainda uma praça cheia de vida que oferece opções de lazer, alimentação e atividades físicas. E para quem deseja viver e usufruir de tudo isso, temos o Reserva Alameda, o Celi no último terreno da Alameda das Árvores e que foi pensado para entregar aos seus moradores o melhor estilo de vida que a região pode oferecer.

BAIRRO FAROLÂNDIA

Sendo um dos bairros em maior expansão nos últimos anos, a Farolândia se destaca cada vez mais como uma das melhores opções para morar em Aracaju. O bairro surgiu a partir da implantação do farol, em 1861, no governo do então presidente da província, Inácio Barbosa, logo após a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju, em 17 de março de 1855.

O farol era a principal sinalização para guiar as embarcações que se aproximavam do litoral sergipano e a luz branca cintilante podia ser vista a 17 milhas da costa em tempo claro. O farol foi desativado em 16 de julho de 1991, quando foi aceso o novo farol de Aracaju na Coroa do Meio e, por sua importância, esse patrimônio histórico foi tombado, para que seja preservada a sua estrutura na forma como foi construída. Atualmente, foi reformado e revitalizado e tem em seu entorno uma praça, onde são realizados eventos de pequeno porte, além do estacionamento.

Um ponto alto para o desenvolvimento da Farolândia foi a implantação do campus da Universidade Tiradentes em sua região central, que movimenta todo o comércio do local. Com uma grande variedade de farmácias, conveniências, pet shops, supermercados, restaurantes, bares e lanchonetes, o bairro também possui diversos Food Parks para quem curte uma boa experiência gastronômica.

Toda essa expansão imobiliária trouxe frutos. Segundo a mais recente pesquisa divulgada pela FipeZap, o bairro Farolândia teve 28,4% de valorização no preço dos imóveis nos últimos 12 meses. Muito desse aumento é por conta do impacto da nova área planejada da Celi no local, o Central Garden. O local onde a natureza é harmonicamente integrada à vida urbana, possui mais de 230 mil com praças, parques, área comercial, ciclovias sombreadas, calçadas largas, espaços de socialização e tudo mais para oferecer comodidade, conforto e segurança.

No Central Garden, destacam-se dois novos empreendimentos da Celi, o Garden Village e o Arbo Residence, este último que será o primeiro empreendimento vertical da área. Além deles, a Celi também tem planos para construir mais empreendimentos residenciais e comerciais na área, gerando ainda mais impacto e desenvolvimento para a Farolândia e seu entorno.

BAIRRO ATALAIA

Sendo um dos principais cartões postais da capital sergipana, o bairro Atalaia surgiu de uma colônia de pescadores e recebeu esse nome quando o Governo Imperial mandou construir um mirante, era uma espécie de guarita com plataforma coberta de chumbo e taboas, de onde se observaria a entrada e a saída de embarcações.

Após se urbanizar, o bairro tornou-se ponto de encontro de turistas e aracajuanos, sendo um dos locais de maior atrativos turísticos da região. Na Atalaia, estão localizadas as praias mais conhecidas e frequentadas de Aracaju. A Orla de Atalaia também é um grande destaque, repleta de diversos atrativos, tais como os arcos da orla, passarela do caranguejo, esculturas de personalidades ilustres, o oceanário (Projeto Tamar), quadras poliesportivas, ciclovias, lagos artificiais, kartódromo, inúmeros bares e restaurantes, espaços para shows e eventos diversos.

Com uma grande diversidade de serviços à disposição, a vida noturna e gastronômica do bairro também é bastante agitada. São inúmeras opções de restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes com uma variedade que agrada todas as faixas etárias. A Passarela do Caranguejo, por exemplo, é um dos principais pontos turísticos da cidade e é o espaço com maior concentração de estabelecimentos. Também é possível encontrar outras várias opções gastronômicas ao longo de toda a extensão da Orla de Atalaia. Caranguejo, peixes, frutos do mar são os principais ingredientes, mas outras opções que agradam o paladar dos adultos e crianças.

Viver à beira-mar, em um local repleto de conveniências e cercado pela natureza em uma das áreas mais nobres da cidade é o desejo de muita gente e, em breve, ele poderá se tornar realidade. Seu Celi na Atalaia está chegando e você pode viver isso de perto. Cadastre-se e descubra.