Sala de reuniões equipada consolida tendência home office

8 de abril de 2019

O mercado de trabalho tradicional tem recepcionado várias consequências do desenvolvimento das tecnologias. A globalização da economia, além da forma e rapidez com a qual nos comunicamos, provocou significativas alterações nos perfis profissionais desde a chegada da geração Z – nascidos em meados da década de 90 – ao mercado.

“Os jovens dessa geração cresceram sob total influência da tecnologia, com amplo contato à informação. Diferente da geração anterior, conhecida por geração Y, eles não precisaram ser submetidos a nenhuma adaptação. Por isso, geralmente são mais rápidos e agitados, multitarefas, com habilidades e crenças diferentes das que o mercado estava acostumado”, comenta a psicóloga Neuza Pinto.

A consolidação da tendência home office – escritório em casa – é resultado desse cenário. O diretor de operações imobiliárias da Construtora Celi, Carlos Alberto Gentil, aponta a importância dos projetos acompanharem as necessidades do mercado. “Inteligência empresarial pressupõe atenção e conhecimento sobre as mudanças de comportamento e hábitos dos potenciais consumidores. Disponibilizar ambientes que estejam alinhados aos seus mais variados desejos garante conexão, conforto, praticidade e satisfação. É a nossa premissa em ofertar qualidade de vida a todos os nossos clientes”, afirma.

Mudanças inovadoras buscam acolher e desfrutar desses jovens que, atualmente, representam uma boa fatia dos trabalhadores ativos do mercado. Dados do IBGE apontam um aumento considerável no total de pessoas que trabalham por conta própria. Foram registradas 21,1 milhões no 2º trimestre de 2014 (23% do total de pessoas ocupadas) subindo em 2% para 23,1 milhões no mesmo período de 2018 (25% do total de pessoas ocupadas).

Essas pessoas valorizam um novo formato de trabalho, mais flexível e compatível com suas convicções. A psicóloga Neuza Pinto reforça que a qualidade de vida é supervalorizada por essa geração. “Eles são guiados por propósitos e não se adequam facilmente à ideia de fazer a mesma coisa até o fim da vida. Muitos trabalham de casa, seja num emprego formal em empresa liberal ou informalmente com blogs, coaching ou prestação de serviços que estejam alinhados com suas habilidades”.

Espaços equipados

Espaços inteligentes, salas de estudo e salas de reuniões completamente equipadas e com a infraestrutura necessária para o melhor aproveitamento da luz natural, temperatura e energia são apostas da Construtora Celi para o mercado sergipano. O Illuminare Residence, localizado a 200m da avenida Beira Mar, é um dos empreendimentos da marca que atende aos requisitos. “Os espaços já são entregues com mesas de variados tamanhos e cadeiras para escritório, ar condicionado e quadro branco. São espaçosas e podem ser utilizadas individualmente ou em formato de coworking, que também é uma forte tendência de mercado. Os pontos de energia também são estrategicamente posicionados”, garante o diretor de operações Carlos Alberto.