Seis tipos de plantas para colorir a sua casa

8 de novembro de 2021

Uma casa florida é capaz de mudar nosso humor e trazer mais aconchego aos ambientes, concorda? Com tempo ou não para cuidar de plantinhas, trouxe seis opções para você dar mais cor à sua casa. Aposto que uma delas vai lhe encantar. Afinal, um pouco de verde no lar traz aquela sensação gostosa de natureza, de elementos vivos que são sensíveis à luz, às regas, às podas, enfim, depois desse texto você tomará gosto para se tornar um senhor ou senhora das plantas. Aproveite e tome um sol pela manhã cedinho com suas plantas. A planta precisa da clorofila, e você, da vitamina D.

Vamos às dicas?

1 – Plantas Aquáticas
É muito elegante um vaso de vidro transparente com uma planta aquática submersa. As raízes à mostra e folhas exuberantes saltam aos olhos. Nos projetos de paisagismo, simpatizo demais com o Singônio. O formato da folhagem é exuberante e pode ainda dar algumas flores brancas. Ela aprecia receber luz, mas não diretamente. Por isso, é excelente para ambientes internos que contemplem janelas ou entrada de luz solar indireta. Para apartamento, é um coringa. E outra facilidade: já está dentro da água. Detalhe: o singônio é tóxico. Se tiver pet em casa, todo cuidado é pouco.

2 – Suculentas
Eis outra plantinha coringa para apartamento, a suculenta. Ela retém bastante água em suas folhas e dispensa muita rega. Basta monitorar a aparência da terra nos vasos, se está com umidade. Um dos tipos mais versáteis é a Orelha de Elefante. O próprio nome já entrega a aparência dela. Alguns clientes me perguntam: “Lia, por que você gosta tanto dessa suculenta?” Explico agora! É uma planta que me surpreende no aspecto ‘camaleônico’ de ser, pois pode apresentar uma variedade de cores, desde o verde, ao amarelo e avermelhado. A cor que ela apresentará será proporcional à quantidade de banho de sol. Parece alguém que você conhece quando vai à praia? Pois é, usem filtro solar. Quanto à planta, você escolhe se deixará no parapeito de uma janela, na varanda, ou no interior do lar.

3 – Lírio da Paz
Ter uma plantinha com esse lema já traz o sentido de bem-estar para ficar em casa. O lírio da Paz é super delicado e não precisa tomar sol. Aliás, adoram a umidade e o calor típicos do verão nordestino, pois crescem e brotam flores justamente nesta estação. Preservá-lo em ambiente de luz indireta e apreciar o perfume que suas flores exalam será seu ritual de aromaterapia. Experimente!

4 – Begônia
Quer um tipo de planta que lhe proporcione flores o ano inteiro? Conheça a Begônia. Tem opções com variadas cores, mas demanda cuidados peculiares. Precisa protegê-las de ventos, friagens, luz solar e a rega precisa ser cautelosa. Nada de molhar as folhas dela hein? Sabe aquela música “complicada e perfeitinha?”, foi inspirada na Begônia, um dos tipos mais utilizados no design de interiores por conta de sua beleza floral.

5 – Cacto
Tem uma planta mais típica do nordeste do que o cacto? Não há! Símbolo do sertão e dos livros de cordéis com o sol rachando sobre a terra seca, o cacto é uma marca da resiliência da nossa gente. Portanto, há uma sabedoria ancestral nesta planta. Ela armazena enorme quantidade de água, desde as raízes, ao talo e folhas. Existem 2.275 espécies de cactos catalogados. Isso indica que de adaptação, essa planta entende bem, obrigada! Acredite: você pode esquecer de regá-la, mas ela irá resistir bravamente às intempéries do tempo e do esquecimento. Eu lhe avisei que ela é incrível!

6 – Plantinhas no WC
Qual é aquele momento onde você se limpa e se energiza? Só pode ser no banheiro. Um lavabo cheiroso, cuidado e com uma plantinha faz todo diferencial no lar. Gosto muito da espada-de-são-jorge e das avencas para utilizar no banheiro, pois ambas gostam de umidade e não demandam luz solar direta. A orquídea também curte este espaço. Em todas os tipos que citei, a rega é moderada e sem molhar diretamente nas folhas. Basta lembrar de que, ao tomar seu banho (aí é todo dia, viu amiga!?) pôr água duas vezes na semana nas plantinhas.

Uma primavera florida para vocês!

Bj da Lia!