Sistema UniProject entra em produção na Celi

4 de julho de 2016

A Construtora Celi é uma empresa que busca continuamente a otimização dos processos em todos os seus setores. Com 48 anos de atuação, mostra-se revigorada, à medida que está sempre investindo em inovações tecnológicas responsáveis por dinamizar as atividades tanto nos escritórios quanto nos canteiros de obras. Recentemente, a empresa adotou o UniProject, um novo e moderno sistema de planejamento e acompanhamento de obras, que entrou em produção no dia 4 de julho. Para tanto, nos dias 27 e 28 de junho, segunda e terça-feira passadas, a Celi realizou treinamento para os profissionais que o executarão.

Participaram do treinamento os colaboradores dos setores de Tecnologia da Informação (TI), de Planejamento e Controle, que atua como Project Managment Office (PMO) das Obras, além de todos os engenheiros que desempenham o papel de gerentes e coordenadores de projeto do planejamento e acompanhamento das obras. O treinamento foi ministrado por Adriano Lima, diretor de Projetos da ADX Gestão e Tecnologia, e Fillippe Prata, diretor de Sistemas da Integratte Soluções em Sistemas, representantes das empresas escolhidas para desenvolver a solução.

“O UniProject é uma camada inteligente de sistema, cujo papel é realizar a integração entre os sistemas TOTVS, SAP e MS Project, tratando de forma automatizada o planejamento físico da obra versus o planejamento financeiro e facilitando a execução da função da atividade versus serviço”, explica Cristina Castro, gerente de Tecnologia da Informação da Celi.

De acordo com Cristina Castro, todas as informações que representam o andamento físico, o custo e a receita em uma obra poderão ser descritas nesse sistema. Desse modo, o UniProject permite que se tenha uma visão do planejamento em diversos níveis com perspectivas dos alcances de objetivos estratégicos. Além disso, dá mostras do bom andamento e da articulação das atividades. “Como produto do planejamento e acompanhamento feitos no UniProject, obtém-se, entre outras informações, os relatórios e dashboards [paínéis de controle] sob o aspecto financeiro, gerencial e físico”, ressalta a gerente de TI.

A arquitetura do sistema foi estruturada na solução Enterprise Project Management (EPM) ou mais conhecida como Microsoft Project Server, que é suportada pela versátil plataforma colaborativa Microsoft SharePoint, muito conhecida pelos serviços de conectividade empresarial. Além disso, a solução foi desenhada com a consultoria dos engenheiros da Celi, pelas mãos dos engenheiros Fábio Luis Barreto, Igor Martins, Bruna Marjorie, Diogo Martins e Fábio Barroso, em parceria com o setor de Tecnologia da Informação, que atuou na gestão do projeto. O UniProject teve ainda apoio dos diretores Holon Fonseca, Betinho Gentil e Luciano Barreto Neto.

Cristina Castro destaca que a ADX Gestão e Tecnologia e a Integratte Soluções em Sistemas, escolhidas para desenvolver a solução, foram fundamentais para o sucesso da entrega do Projeto. “Essas empresas foram parceiras no desenvolvimento e implantação dessa solução, que proporcionará maior integração e troca de informações de forma mais direta e automatizada”, avalia a gerente.