Tour da Lia: conheça a Barra dos Coqueiros
17 de setembro de 2021
Se o destino é a Barra dos Coqueiros, você pode ter o privilégio de acessá-la via ponte Construtor João Alves, cartão-postal sergipano e maior ponte urbana do Nordeste, ou pode navegar pelo rio Sergipe, utilizando-se de um autêntico tototó. Para quem não sabe, a embarcação de madeira movida ao motor com o sonoro ‘tototó’ é Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe. Mesmo se você for pela ponte (inaugurada em setembro de 2006), vai flagrar um ou mais barcos de pesca, além dos que são utilizados como meio de transporte. Cenas bucólicas, não é mesmo?
Meu tour de hoje fica a 3 km e a 10 minutos do Centro de Aracaju. Na verdade, saindo aqui da sede da Celi, na Orlinha do Bairro Industrial, fico em frente à península de Santa Luzia, mais conhecida como Barra dos Coqueiros. Ao atravessar a ponte, grande responsável pelo processo de conurbação no município que faz parte da região Metropolitana de Aracaju, você já irá avistar o imenso coqueiral.
De um lado, você tem o mar, com praias tranquilas como o Jatobá, Praia da Costa e Atalaia Nova, esta última abriga muitas casas de veraneio. E do outro lado, a Barra dos Coqueiros é banhada pelo rio Sergipe, cuja vista se dá para diversos pontos da capital. É sossego que você quer? Então continue a leitura comigo.
– Viver onde o turista descansa
Como arquiteta, vejo com muito entusiasmo a transformação da Barra dos Coqueiros em uma excelente opção de moradia. Têm inúmeros condomínios horizontais e verticais consolidados na região. Mas o setor turístico já havia vislumbrado esse lugar paradisíaco. Um resort de qualidade internacional tem sua operação baseada na Barra, com direito a pé na areia e comodidades de um paraíso. Um caranguejo gigante na entrada da Praia da Costa, idêntico ao que tem na Passarela da Orla da Atalaia, dá o tom de boas-vindas a quem circula por lá. Há também restaurantes, bares, delicatessens, farmácias, supermercados e uma ótima infraestrutura instalada na região.
– Investimento em franca expansão
O porto mais importante de Sergipe situa-se na Barra, é o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, onde a produção de empresas escoa por ali, tais como a Petrobrás. Não posso deixar de citar o Parque Eólico da Barra dos Coqueiros, um investimento suntuoso que opera na zona rural da Barra e atrai desenvolvimento para a região, por ser geradora de energia oriunda dos abundantes ventos. O cenário também é digno de fotografia. Vale assistir a um pôr do sol direto da Praia do Jatobá e seguir a dica da Lia. Para quem gosta de mar, o mergulho é um convite à parte. E você quer dica gastronômica também? Conheça a sede das Catadoras de Mangaba no entorno da mesma praia. Tem geleia, bolo, licor, trufas, só provando mesmo essas delícias…
– Vizinhança eclética: natureza, mercado e shopping center
Sabe o que mais acho legal na Barra dos Coqueiros? Ser uma localização em pleno desenvolvimento e perto de tudo. De um lado você ouve os passarinhos cantando e se embala no movimento das marés do rio e do mar. E basta atravessar a ponte que já se encontra no centro da capital. Pode comprar frutas, verduras e hortaliças frescas no mercado Albano Franco, comer um cuscuz com carne do sol no mercado Thales Ferraz, escolher um vinil ou livro baratíssimo em um dos sebos, bater perna no shopping novinho que tem ali em frente, quem sabe até assistir um filme no cinema. E depois lembre-se de passar na banca das ervas para tomar aquele banho de arruda contra mau-olhado e fortalecimento da boa sorte. Porque é isso que morar na Barra dos Coqueiros irá lhe proporcionar.
E você, já conferiu os projetos da Celi na Barra dos Coqueiros? Se eu fosse você viria aqui conhecer o Barra Garden
Espero que tenha curtido nosso tour bem litorâneo.
Bjs da Lia =)