Tour da Lia: conheça o bairro Luzia
10 de setembro de 2021
O desenvolvimento urbanístico de uma cidade é notadamente observado pela valorização de bairros. E quando eu penso nessa evolução, enquanto arquiteta, logo remeto ao bairro Luzia. Não é à toa que esta região leva o nome da Santa que opera milagres na visão. Um trocadilho visionário para quem aposta no bairro Luzia. Por isso, hoje eu vim te convidar para um tour. Mas não é um rolê qualquer. Aproxime-se e avalie o Luzia com um novo olhar.
Infraestrutura
Duas das principais avenidas de Aracaju margeiam o bairro: Avenida Hermes Fontes e a Avenida Adélia Franco, ambas recentemente ampliadas e com corredores de ônibus novinhos. Aliás, transporte público é abundante no Luzia. As linhas interligam ao Terminal DIA, cuja integração é completa para qualquer zona da capital. O Luzia está muito centralizado e fica a sete minutos do Shopping Jardins e do Parque da Sementeira, por exemplo.
Serviços
Sabe aquele local que dá para fazer tudo a pé? Ir ao banco, supermercado, feira livre, passear com o pet na pracinha, tomar vacina (estamos de olho!), comprar pão quentinho e ainda fazer amizade na venda do queijo ali da esquina? Isso tudo só pode ser no Luzia. Dia desses os meninos me pediram para ir comer um acarajé famoso do Luzia (cheiroso todo) e ainda rolou sobremesa com açaí no outro lado da rua. Aí foi quando encontrei uma amiga na calçada e por ali ficamos sentadas quebrando um caranguejo, enquanto a criançada pulava em um pula-pula. O papo rendeu e o tempo passou que nem percebi. O Luzia tem a cara de casa da gente, de tão íntimo.
Vida diurna e noturna
O bairro Luzia é tradicional e tem vida própria, seja diurna ou noturna. Lembro de uma padaria que eu comia pão de queijo quando criança e o mesmo pãozinho ainda tem por lá viu? Há roda de samba, capoeira e um certo clima de boteco ao cair da tarde, onde o happy hour está garantido. Com a verticalização fez surgir um novo comércio, bem efervescente, mas o Luzia é historicamente um bairro de famílias, que criaram os seus em casas com direito àquelas brincadeiras de rua. Tem o conjunto dos motoristas, por exemplo, rodeado por escolas com ensino renomado. Há segurança e sossego. E também muitas galerias, com lojas legais de roupas, salões de beleza, farmácias e utilidades para o lar. Vigia este cartão de crédito, amiga.
Bairro familiar
Um dos aspectos mais legais no Luzia é conseguir reunir novidades, com supermercados e botecos novos, aliado ao bucolismo do passado, supervalorizado por quem chega para morar e por quem já vive lá há décadas. Têm empreendimentos modernos e equipados, como os que a Celi vem lançando, e só tende a reforçar a natureza familiar e aconchegante do Luzia. Sem dúvidas, um bairro queridinho de Aracaju e perto de tudo. O Luzia consegue agradar tanto ao público que deseja escolher um bom vinho em adega de ótima qualidade na delicatessen, como à turma que vai juntar a galera para fazer uma aula de funcional na pracinha.
E aí, gostou do nosso tour no Luzia? Então está mais que na hora de conhecer o Reserva Alameda, o último terreno disponível da Alameda das Árvores, para quem sonha em ter a comodidade de ter tudo a poucos passos de casa.
E por falar em comodidade, o Urbanus Luzia foi pensado para aqueles que têm um espírito urbano e não abrem mão de viver em um condomínio próximo de inúmeras facilidades.
Falando assim, fica até difícil escolher, não é?!
Bjs da Lia.